Secretaria de Saúde promove palestras sobre Gravidez na Adolescência

Publicado em 21/02/2019 | 18:23

O município de Nova Campina, através da secretaria municipal de saúde, promoveu, dentre os dias 11 e 18 de fevereiro, palestras com o tema: “Gravidez na Adolescência? Agora Não!” As discussões acerca do assunto aconteceram nas unidades escolares de todo município.

A ação faz parte da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei Federal nº 13.798/2019, com objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Diante disso, a Secretaria de Saúde preparou diversas palestras sobre o tema, em conjunto com a Secretaria de Educação e de Assistência Social, com o objetivo de envolver os todos os adolescentes da rede municipal e estadual de ensino, além dos jovens beneficiários de programas sociais.

As palestras iniciaram-se no Distrito Itaoca, na segunda-feira (11), na EMEF. Silvino de Lima no período da manhã para os 8º e 9º anos, e no período da tarde na EE. Ricardo Campolim de Almeida Neto, para as 1ª e 2ª series, e a noite para as 2ª e 3ª series.

Na terça-feira (12), foi a vez da EMEF. Pedro Rodrigues Pereira, do bairro Braganceiro, no período da manhã para os 8º e 9º anos.

Na quarta-feira (13), as atividades foram suspensas devido à semana de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti coincidir na mesma semana, tendo como o dia D, a quarta-feira, onde os alunos estiveram envolvidos na distribuição de folders com orientações de como acabar com os criadouros e quais as doenças oferecidas pelo mosquito.

Retornando assim as atividades na quinta-feira (14), na EMEF. Dr. Humberto de Morais Vasconcelos, em Nova Campina, sendo aplicada a palestra no período da manha para os 8º e 9º anos.

Na sexta-feira (15) a palestra foi ministrada no bairro do Barreiro e em Nova Campina, sendo na EMEF. Francisco José Gomes de Camargo, para os alunos dos 8º e 9º anos, no período da manhã e na EMEF. Prof. Ary Antunes de Moura e EE. Simpliciano Campolim de Almeida, para os alunos dos 8º anos aos da 3ª serie do ensino médio, sendo aplicadas no período da manhã, tarde e noite.

Finalizando o ciclo de palestras nesta segunda-feira (18), sendo ministradas no Salão Nobre da Prefeitura para os beneficiários do Programa Ação Jovem.

As palestras foram ministradas pelos enfermeiros das unidades de saúde do município, tendo em vista orientar nossos jovens na prevenção de uma gravidez precoce, explicando a fase da adolescência, mudanças hormonais, psíquicas, físicas e orientações quanto a prevenção da gravidez com métodos contraceptivos, onde na ocasião também foram distribuídos preservativos e materiais informativos com orientações de como prevenir uma gravidez indesejada.

De acordo com o secretário de saúde, Junior Oliveira, este é o primeiro ano em que o município realiza uma campanha deste porte, que em conjunto com outras secretarias, alcançou um publico de aproximadamente 800 jovens. “A secretaria de saúde tem procurado atender de maneira bem presente, através de suas equipes, os chamados problemas de saúde pública. Com o tema ora tratado, não poderia ser diferente, já que vem atingindo grande parte das nossas adolescentes. É gratificante a nossa luta porque temos parceiros que estão lado a lado conosco nesta empreitada”, revela.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Campina