SaúdeNotíciasPágina Inicial

Prefeitura divulga cronograma de atividades alusivas à campanha “Outubro Rosa” no município

Publicado em 08/10/2019 | 14:12

O mês de outubro tem como foco o cuidado e a atenção redobrada à Saúde da Mulher. É que o mês, por meio da campanha “Outubro Rosa”, tem o objetivo de alertar as mulheres e a comunidade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Engajada na campanha e com o objetivo de ofertar atividades relacionadas ao tema às mulheres do município, a Prefeitura Municipal organizou um cronograma de ações, que iniciam no dia 12 de outubro, próximo sábado, e segue até o dia 26. As atividades foram elaboradas pela Secretaria de Saúde do Município e envolvem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Políticas de Saúde do Município, e os demais setores da pasta.

As ações objetivam a promoção e a prevenção à Saúde e incluem a realização de testes rápidos, coleta de exame citopatológico, solicitações de mamografias, exame clinico das mamas, vacinação, atividades de orientação, momentos de recreação, entre outras.

O câncer de mama e o câncer de colo de útero estão entre as doenças com maior incidência entre as mulheres, o que faz do Outubro Rosa uma campanha de relevância e extremamente necessária para dar visibilidade ao tema e orientar a população, sendo que a detecção precoce das doenças é fundamental para um resultado mais positivo durante o tratamento.

“Quanto mais cedo a mulher busca auxílio médico, quanto antes ela realizar os exames e chegar a um diagnóstico, menos invasivo e mais positivo tende a ser o tratamento. O Outubro Rosa é uma campanha muito importante, por isso, a Secretaria de Saúde está totalmente engajada nesse processo e preparou uma programação especial, para chamar atenção para este assunto”, destacou o secretário de saúde, Junior Oliveira.

Este é o terceiro ano consecutivo que a secretaria de saúde realiza esta campanha de prevenção no município, e que desta vez trará como slogan “Seja sua própria heroína”, baseado no conceito de mudança constante e de fortalecimento que cada pessoa passa ao longo de sua vida.

Neste ano a Secretaria de Saúde quer provar que heroínas existem. Afinal, há no imaginário popular que heróis são protagonistas de histórias para crianças. Não são apenas isso, podem ser muito mais! E por isso, o que se quer demonstrar é que a cada superação pessoal, a cada obstáculo deixado para trás, há crescimento. Há o nascimento da heroína que cada mulher se torna em sua própria vida.

Confira a programação:

12 de outubro de 2019