Secretarias da PrefeituraPágina Inicial

Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento e Serviço Social

ROSANGELA APARECIDA DE SOUZA

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social é responsável por garantir os direitos e o acesso a bens e serviços a cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal. A Secretaria tem a missão institucional de formular, implantar, regular, financiar, executar, monitorar e avaliar a Política Municipal de Assistência Social, como parte integrante do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

A Assistência Social, diferentemente da previdência social, não é contributiva, ou seja, deve atender a todos os cidadãos que dela necessitarem. Realiza-se a partir de ações integradas entre a iniciativa pública, privada e da sociedade civil, tendo por objetivo garantir a proteção social à família, à infância, à adolescência, à velhice; amparo a crianças e adolescentes carentes; à promoção da integração ao mercado de trabalho e à reabilitação e promoção de integração à comunidade para as pessoas com deficiência, idosos e as pessoas com deficiência.

Prioridade da Secretaria:

Promover a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, ocupando-se em proteger a vida, reduzir danos a incidência de riscos sociais. Garantindo os princípios da universalidade onde todos têm o direito à proteção, ser respeitado, garantir a autonomia do cidadão, sem discriminação ou exposição de qualquer condição.

Nossa Missão:

Promover o desenvolvimento social de todos os segmentos da população de Nova Campina, implantando uma política de valorização do ser humano, sua integração à sociedade e o exercício da cidadania são as principais tarefas desta Secretaria. Os programas são dirigidos à criança, ao adolescente, à família, ao idoso e à pessoa portadora de deficiência.

A atuação desta Pasta é sempre integrada à de outros setores da Administração Municipal, como Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente, Esportes e Lazer ou Desenvolvimento Econômico e Social, entre outros, para enfrentar e solucionar as situações de exclusão social que existem no município.

Nossos Valores:

• Ser ético e transparente;
  • Sensibilidade social;
  • Gestão compartilhada, democrática e popular;
  • Ofertar serviços com qualidade e eficiência;
  • Comprometimento e reconhecimento do usuário como sujeito autônomo e capaz;
  • Equidade Social;
  • Reconhecimento da diversidade;
  • Universalismo de direitos;
  • Respeito e cooperação nas relações de trabalho.
  • Respeito ao cidadão.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h e das 13h00 às 17h

Secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento e Serviço Social

Rosangela Aparecida de Souza