Publicado em 27/11/2015 | 10:45
EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO E ATRIBUIÇÃO AO PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Marisa Bernardo Freitas, Diretora do Departamento Municipal de Educação de Nova Campina – SP, torna pública a abertura de inscrição ao Processo Seletivo para os profissionais do Quadro do Magistério Municipal destinado à composição de Banco de professor (a) de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a Sala de Recurso Multifuncional (SRM) da Rede Municipal de ensino assumir a função de professor, nos termos da Lei Municipal 713/2012 e Resolução 005/2012.
1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1- Número de vagas: 02;
1.2- Da função: Professor do AEE;
1.3- O processo seletivo será coordenado por Comissão constituída para esse fim, sob a responsabilidade do Departamento de Educação;
1.4- O processo seletivo, de que trata este Edital, visa selecionar professores para atuarem nas Salas de Recursos Multifuncionais;
1.5- O candidato deverá dispor de 30h semanais no município;
1.6- A seleção dar-se-á em uma única etapa, através de análise de títulos, a seguir discriminada: a) análise de títulos;
1.7- Os anexos I, II e III são partes integrantes deste Edital:
ANEXO I – Curriculum Vitae
ANEXO II – Ficha de inscrição.
ANEXO III – Formulário para entrega de títulos.
2- REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO 2.1- Ser professor efetivo do município de Nova Campina com 30h semanais, no turno diurno; 2.2- Poderão se inscrever professores que tenham participado de cursos na área de educação especial, educação inclusiva e /ou atendimento educacional especializado, que possuem pós graduação na área.
3- DAS ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DO AEE
§ I. Elaborar, executar e avaliar o Plano de AEE do aluno, contemplando: a identificação das habilidades e necessidades específicas dos alunos; a definição e a organização de estratégias, serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade; o tipo de atendimento conforme as necessidades específicas dos alunos; o cronograma do atendimento e a carga horária, individual ou em pequenos grupos;
§ II. Programar, acompanhar e avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade no AEE, na sala de aula comum e nos demais ambientes da escola;
§ III. Produzir materiais didáticos acessíveis, considerando as necessidades educacionais específicas dos alunos e os desafios que estes vivenciam no ensino comum, a partir dos objetivos e das atividades propostas no currículo;
§ IV. Estabelecer a articulação entre os professores da sala de aula comum e demais profissionais da escola, visando a disponibilização dos serviços e recursos, o desenvolvimento de atividades que favoreçam a participação e aprendizagem dos alunos; bem como as parcerias com as áreas intersetoriais;
§ V. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno de forma a ampliar as habilidades, promovendo sua autonomia e participação;
§ VI. Desenvolver atividades próprias do AEE, de acordo com as necessidades específicas dos alunos: ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras; ensino da Língua Portuguesa escrita para os alunos com surdez; ensino da Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA; ensino do sistema Braille, uso do sorobã e das técnicas de orientação e mobilidade para alunos cegos; ensino da informática acessível e do uso dos recursos de Tecnologia Assistiva – TA; ensino de atividades de vida autônoma e social; orientação de atividades de enriquecimento curricular para estudantes com altas habilidades/superdotação e promoção de atividades para o desenvolvimento das funções mentais superiores;
§ VII. Zelar pela manutenção e conservação dos materiais e equipamentos da Sala de Recurso Multifuncional.
4- DA INSCRIÇÃO 4.1- O candidato deverá conhecer o teor deste Edital, disponível no site da prefeitura e na sede do Departamento Municipal de Educação, sito à Avenida João Cardoso de Almeida, 1010, Centro, Nova Campina –SP, nas unidades escolares e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos; 4.2- A realização de inscrição implicará o conhecimento e expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento ou desinformação; 4.3- As inscrições estarão abertas no período de 02 a 04/12/2015 e serão realizadas no Departamento, de 9h às 12h e de 14h às 17h. 4.5- No ato da inscrição, o candidato preencherá a ficha de inscrição e receberá o comprovante devidamente assinado; 4.6- O processo de inscrição deverá conter: a) Curriculum Vitae, conforme modelo (Anexo I), devidamente comprovado e assinado; b) Ficha de inscrição (Anexo II) devidamente preenchida; c) Formulário para entrega de títulos (Anexo III) devidamente datado e assinado. 4.7- Os dados informados no ato da inscrição serão de responsabilidade exclusiva do candidato; 4.8- A inscrição poderá ser anulada a qualquer tempo, caso seja verificada a falsidade de qualquer documento ou informação prestada.
5 - DA ETAPA DA SELEÇÃO 5.1- A seleção será simplificada e acontecerá numa única etapa, através de análise de títulos e entrevista. a) Os títulos constantes no Anexo III, têm caráter classificatório, com pontuação diferenciada para cada título; b) A contagem e a avaliação dos títulos serão de responsabilidade da Diretoria de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Secretaria de Educação; c) A comprovação da experiência de trabalho deverá ser fornecida através de: c.1. Declaração expedida em papel timbrado, com carimbo e assinatura do responsável pela instituição/estabelecimento; c.2- Os certificados definidos como pré-requisitos e exigidos para avaliação de títulos, que não mencionarem a carga horária, e que não forem expedidos por Instituição Oficial ou particular devidamente autorizada, não serão considerados. d) A pontuação final dos candidatos será a somatória obtida na análise dos títulos.
6- DA CLASSIFICAÇÃO E DO RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO 6.1- A classificação final será feita na ordem decrescente da nota final; 6.2- Os deferidos serão convocados pela ordem de classificação, para provimento progressivo, de acordo com o surgimento das vagas; 6.3- A classificação final contemplará todos os candidatos aprovados; 6.4- Ocorrendo empate na nota final, terá preferência sucessivamente, o candidato que apresentar: a) Maior tempo de experiência na área da educação especial; c) Maior idade; d) Maior número de filhos; 6.5. O resultado final do Processo Seletivo Simplificado Interno será afixado no Departamento de Educação de Nova Campina no dia 08 de dezembro a partir das 10 horas, podendo ser prorrogado, no caso de haver elevada demanda.
7- DA LOTAÇÃO 7.1- Os professores serão lotados pelo Departamento de Educação, conforme o número de Salas de Recursos Multifuncionais implantadas; 7.2- Os profissionais selecionados participarão de uma formação continuada em serviço; 7.3- Caberá à Diretoria de Educação a divulgação da relação nominal dos professores selecionados por ordem de classificação.
8- DA EXCLUSÃO DO CANDIDATO Será excluído da seleção o candidato que em qualquer documento, apresentar declaração falsa ou inexata;
9- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 9.1. A classificação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito à lotação, mas apenas a expectativa de ser lotado segundo à ordem classificatória, ficando a concretização desse ato direcionada à observância das disposições legais pertinentes, sobretudo, ao interesse e à conveniência do Departamento; 9.2- Os professores lotados no DME serão avaliados anualmente, justificando assim sua aptidão ou não, para o exercício do cargo; 9.3. É obrigatório ao candidato manter atualizado seu endereço junto ao Setor do Núcleo de Educação Especial/ Inclusiva e deverá manter os dados atualizados junto ao Departamento de Educação do Município de Nova Campina.
Nova Campina 27 de novembro de 2015.
Marisa Bernardo Freitas
Diretora do Departamento Municipal de Educação
ANEXO I
CURRICULUM VITAE
1.Dados Pessoais:
Nome Completo: _______________________________________________________________
Data de Nascimento: _____/_____/_____ Sexo ( ) F ( ) M Estado Civil:___________________
Naturalidade: _____________________ Nacionalidade________________Idade_____________
Endereço: ___________________________________________________________Nº:_______
Complemento: _________________________ Bairro: _________________________________
Cidade: ______________________________________ UF: _______ CEP:_________________
Fone: ( ) _______________ Celular:_____________ Email: ____________________________
2. Formação:
Curso: _________________________________________________ _Ano/Conclusão: ________
Instituição _____________________________________________________________________
Cidade: _______________________________________________________________UF:_____
3. Experiência Profissional:
Função |
Período |
Instituição |
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4. Titulação:
Curso |
C/H |
Instituição |
Período |
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Nova Campina, _____ de novembro de 2015.
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Assinatura do Candidato.
ANEXO II
SELEÇÃO PARA PROFESSORES QUE ATUARÃO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
FICHA DE INSCRIÇÃO Nº________
NOME:_____________________________________________________________________________
DATA NASC. ____/____/______ SEXO: M ( ) F ( ) ESTADO CIVIL: ________________________
E-MAIL: _________________________________________________________________________
TELEFONES: RESIDENCIAL: _________________ CELULAR: ___________________________
ENDEREÇO:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________Nº: ________
COMPLEMENTO:_____________________________BAIRRO:____________________________
CIDADE:______________________ ESTADO: _________________ CEP: __________________
RG: __________________________ ORG. EXP. _____________CPF:__________________________
DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ANEXADOS (cópias e originais para conferência): 1. Diploma de Graduação e Especialização 2. Certificados de cursos 3. Xerox do RG, CPF e comprovante de endereço
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Nova Campina, ______ de novembro de 2015.
Assinatura do candidato Responsável
_______________________________________________________
Nome e Assinatura do responsável pela inscrição
_______________________________________________________
ANEXO III
FORMULÁRIO PARA ENTREGA DE TÍTULOS
Eu, _________________________________________________________________, considerando o que dispõe o Edital do Processo Seletivo para professores que atuarão na Sala de Recurso Multifuncional nas Escolas Municipais de Nova Campina, venho apresentar os seguintes documentos para a Prova de Títulos:
Títulos |
Valor Máximo |
Número de Documentos |
Pontuação |
Diploma de Curso de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado) em área relacionada à função para a qual se inscreveu, limitando-se a 01(um) curso. |
5,0 |
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Certificado de Curso de Pós-Graduação lato sensu (Especialização), com carga horária mínima de 360 horas, PORTADOR DE Diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação na Área da Educação Especial, limitando-se a 1(um) curso |
2,0 |
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Certificado de curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), com carga mínima de 360 horas, portador de Diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação na área de Psicopedagogia limitando-se a 1 (um) curso. |
1,0 |
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Diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia. |
1,0 |
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Documento de Comprovação de experiência na área para a qual se inscreveu, sendo atribuído 01(um) ponto por ano trabalhado limitando-se a 03 (três) anos. |
3,0 |
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Cursos de capacitação ou extensão cultural na área para a qual se inscreveu ,mínimo de 30 horas, podendo haver junção de certificados de menor duração a partir de 04(quatro) horas realizados nos últimos 03(três) anos- 0,1ponto por curso, no máximo de 0,5 pontos. |
0,5 |
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Total |
12,5 |
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Nova Campina, ____ de novembro de 2015.
_____________________________________________________
Assinatura do Candidato