EducaçãoNotíciasPágina Inicial

Encerramento do Projeto Crônicas, Contos e Poesias demonstra a magia da leitura aos alunos

Publicado em 26/11/2019 | 16:54

No dia 14 de novembro, quinta feira, a Prefeitura de Nova Campina, por meio da Secretaria de Educação, realizou no Centro de Eventos, a culminância do projeto Crônicas, Contos e Poesias... A leitura e sua Magia!

O projeto teve como principal objetivo possibilitar o gosto pela leitura, despertando este desejo em todos os alunos da rede municipal de ensino, tanto da Educação Infantil, quanto do Ensino Fundamental I e II.

Ler é essencial a vida do ser humano e conduzir uma criança para este mundo mágico, de descobertas, de encantos, de sonhos torna-se algo maravilhoso. A leitura de diversos gêneros textuais possibilita que a criança desenvolva aspectos cognitivos, desperta a sua imaginação e a criatividade de forma lúdica e prazerosa.

“As histórias transportam o ouvinte para outro mundo, o mundo da fantasia e sua narrativa cuidadosa permite que ele sinta novas e diferentes emoções. Isto amplia sua visão, que sai da limitação do que pode perceber ao seu redor no dia- a- dia, para ter contato com outras emoções e sensações que a fantasia desperta”, destacou o secretário de educação, Luciano Proença.

Trabalhar com gêneros textuais diversificados, reforça o papel fundamental que o espaço escolar tem na formação dos seus educandos. Desse modo, percebendo que a escola cada vez mais tem assumido um papel importante nesse processo, sendo muitas vezes, um único espaço que possibilita à criança vivenciar momentos de leitura, seja na utilização de texto ou livros didáticos, nas rodas de leituras ou por meio de projetos desenvolvidos.

“Ler é magia, é encanto, reler é paraíso. Sejamos um pássaro de vôo longo, asas compridas e fortes para elevar os sonhos para além do horizonte da mesmice. Sejamos cúmplices do momento breve que se esvai no vôo leve da palavra. No instante mágico do verso que tem a medida exata das emoções e dos mais secretos sentimentos.”, completou o secretário.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Campina