Prefeitura de Nova Campina - Construindo uma Nova História!

EducaçãoNotíciasPágina Inicial

Prefeita de Nova Campina e sua equipe de Educação participam do lançamento da DCR

Publicado em 03/12/2019 | 17:41

As Diretrizes Curriculares Regionais alinham-se à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a qual determina que "a educação tem um compromisso com a formação e com o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica".

A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE), está orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Dessa forma, pensou-se então na personalização de uma Diretriz Curricular Educacional que contemple os anseios de formação de cada aluno e de cada munícipe, e que os subsidiem com condições para o alcance do que almeja nossa sociedade, garantindo que todos os alunos aprendam os mesmos conteúdos e assim, mediante a necessidade de transferências não sejam prejudicados na aquisição de conhecimentos essenciais.

Sendo assim, através da união de 17 municípios do Estado de São Paulo foi construída de forma democrática e coletiva uma Diretriz Curricular que compreende a regionalidade, as potencialidades e os obstáculos inerentes a realidade de ambiência social, cultural, política e educacional, estabelecendo através de marcos filosóficos, situacional e teórico, os procedimentos para o alcance de uma educação de qualidade e que proporcione condições para o desenvolvimento pleno dos educandos de hoje e ao que necessita a sociedade presente e futura.

Por consequente foi realizado no dia 21 de novembro, no Espaço de Eventos Manacá o lançamento das Diretrizes Curriculares Regionais. O evento contou com a presença de representantes do Executivo e Legislativo, Secretários Municipais de Educação e equipe Técnica dos 17 municípios.

O município de Nova Campina foi representado pela prefeita Josi, vereador Sidnei Rodrigues, secretário de educação, Luciano Proença, secretário de governo, Eliel Cardoso e pelas integrantes da comissão Simoney Schimidt, Synara Schimidt, Larissa dos Santos e Maria Lineia de Barros.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Campina