Prefeitura de Nova Campina - Construindo uma Nova História!

EducaçãoNotíciasPágina Inicial

Professores de Educação Infantil recebem orientações sobre Primeiros Socorros

Publicado em 30/06/2022 | 10:18

Na tarde desta quarta-feira, dia 29 de junho, aconteceu na quadra da EMEF João Antonio da Silva, uma palestra com o tema “Primeiros Socorros em Escolas de Educação Infantil”.

A palestra teve como público alvo os professores, coordenadores e diretores das escolas de educação infantil do município e foi ministrada pelos Bombeiros Militares, Cabo Claudinei e Soldado Sueila Vanzeli Santos, que é formada em Pedagogia e a primeira bombeira a ingressar na corporação de Itapeva em seus 24 anos de criação.

Tal ação foi realizada em cumprimento a Lei Lucas nº 13722 de 04 de outubro de 2018, que obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar. Motivo: asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche. Mas não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento.

Por causa do ocorrido, Alessandra Begalli, mãe do menino Lucas, se mobilizou para lutar por uma causa até então inexistente na legislação brasileira. Ela não se conformou com a situação de morte do filho. Afinal, se houvesse pessoas treinadas na escola, pelo menos para realizar os primeiros socorros, seu filho poderia ter sido salvo.

A Lei Lucas é voltada para profissionais e funcionários de espaços de infância e escolas, onde exige treinamento dos profissionais de infância a cada dois anos. Essa lei inclui buffets infantis.

Assessoria de Imprensa