Prefeitura de Nova Campina - Construindo uma Nova História!

EducaçãoNotíciasPágina Inicial

Secretaria de Educação de Nova Campina celebra o mês do Professor com formação continuada e Jantar

Publicado em 26/10/2023 | 15:37

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I baixou um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos do Império deveriam ter Escolas de Primeiras Letras – hoje, o Ensino Fundamental. No entanto, embora o decreto tenha sido um marco importante, somente 120 anos após a sua publicação houve a primeira comemoração voltada para os professores.

Foi em 1947 que Salomão Becker, professor paulista, teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro. Durante a celebração, Becker ficou famoso por seu discurso, em que disse que “Professor é profissão. Educador é missão”.

No ano seguinte, em 1948, o Dia dos Professores foi oficializado como data comemorativa e feriado estadual em Santa Catarina. Mas, para isso acontecer, uma figura foi fundamental: Antonieta de Barros, jornalista, professora e política brasileira.
Dezesseis anos após a ideia de Becker e quinze nos após a lei de Antonieta, em 14 de outubro de 1963, por meio do decreto federal nº 52.682, a data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar.

O decreto, firmado pelo então presidente da República João Goulart, definia a essência do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Pensando em toda a relevância da figura do EDUCADOR, a Secretaria Municipal de Educação celebrou o Dia do Professor com um delicioso jantar aos professores e também aos estagiários, do curso de Pedagogia, no último dia 11 de outubro no Centro de Eventos Eunice de Oliveira Santiago.

As formações para gestores e professores têm acontecido em parceria com a Soluções Moderna, por conta da aquisição dos materiais Território da Leitura e Aprova Brasil e seguirão até o fim do mês sob a condução de célebres educadores do cenário educacional brasileiro, como a Dra. Maria Regina dos Passos Pereira, o Me. em ensino da Matemática, Ivan Cruz Rodrigues, e da especialista em Língua Portuguesa, professora Luciana Falciano Oruz.

Segundo o secretário de educação Luciano, todos os esforços empreendidos em sua gestão são com vistas à uma educação de qualidade para todos os estudantes, bem como da valorização dos profissionais do magistério.