Publicado em 28/09/2023 | 08:07
Neste mês as escolas da Rede Municipal de Ensino de Nova Campina estão organizando a II Mostra de Arte. O acervo da Mostra é resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e professores de Arte durante o primeiro semestre.
De acordo com a BNCC, a Arte contribui para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, pluriétnico e plurilíngue, importantes para o exercício da cidadania. A Arte propicia a troca entre culturas e favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas. Nesse sentido, as manifestações artísticas não podem ser reduzidas às produções legitimadas pelas instituições culturais e veiculadas pela mídia, tampouco a prática artística pode ser vista como mera aquisição de códigos e técnicas. A aprendizagem de Arte precisa alcançar a experiência e a vivência artísticas como prática social, permitindo que os alunos sejam protagonistas e criadores.
No último dia 26 de setembro, a EMEF Pedro Rodrigues Pereira realizou junto à Mostra de Arte uma exposição com o acervo fotográfico da viagem à Curitiba, capital do estado do Paraná por ocasião de um projeto desenvolvido em sala de aula com os alunos do 6º ao 9º ano pelos professores Juliano Camargo e Rafael Diniz.
Por uma expressão de valorização do trabalho dos professores e dos estudantes, as turmas de 5º ano do Ensino Fundamental I e 9º ano do Ensino Fundamental II das demais escolas, apreciaram a exposição, podendo ampliar as suas vivências e experiências, sobretudo em um ano em que participarão de um certame nacional, o SAEB, que afere o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas escolas públicas do Brasil.