Prefeitura de Nova Campina - Construindo uma Nova História!

SaúdeNotíciasPágina Inicial

E-SUS será implantado no posto de saúde de Nova Campina.

Publicado em 15/01/2015 | 15:36

 Posto Saúde de Nova Campina informa sobre a implantação do Sistema e-SUS. Que será implantado ate junho/2015.
Sobre o e-SUS Atenção Básica
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. 

PSF de Nova Campina e PSF dos bairros conscientizam e orientam à população, para que faça seu cadastro para emissão do Cartão Nacional de Saúde, o Cartão SUS.
Esse cartão é um documento gratuito de identificação individual do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), válido em todo o território nacional. O uso do Cartão Nacional de Saúde facilita a marcação de consultas, exames, acesso ao fornecimento gratuito de medicamentos e a todos os procedimentos médicos e laboratoriais oferecidos pela Rede Pública.
O cartão ainda permite que o histórico clínico dos pacientes seja consultado pelos agentes de Saúde, a partir de uma base de dados, facilitando assim a continuidade ou mudança dos procedimentos necessários.
O Cartão SUS armazena todos os dados do usuário e informações confiáveis sobre suas consultas, como local de atendimento, data e horário, quais serviços do Sistema Único de Saúde foram disponibilizados e todos os procedimentos realizados. Com ele, o cidadão pode ser atendido em qualquer unidade ou serviço do SUS em todo o País.
Os cartões com numerações iniciadas com os dígitos 1, 2, 8 e 9 são válidos, mas provisórios e podem ser trocados. Porém, não há prazo estipulado para a atualização, e mesmo após, os números antigos continuam sendo válidos, pois o sistema identifica o número do paciente, associando ao número definitivo.
Para atualização do Cartão do SUS são exigidas cópias da Identidade, do CPF e um comprovante de residência em nome do beneficiário. O usuário pode realizar a atualização na unidade básica de saúde de Nova Campina de forma gratuita. Para os casos de recém-nascidos, a orientação é que, tão logo tenha Certidão de Nascimento, seja confeccionado também o CPF da criança.
A INFORMATIZAÇÃO DO SISTEMA E-SUS SEGUIRA OS PARÂMETROS DO ATENDIMENTO AME.