Publicado em 30/07/2019 | 16:03
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta terça-feira, dia 30 de julho, o balanço da Campanha julho Amarelo, que foi desenvolvida pelos profissionais da saúde no município de Nova Campina durante todo o mês de julho.
A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Este ano, por meio da Lei 13.802, foi instituído julho como mês para chamar atenção da luta contra às hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.
Além dos mais de 550 testes realizados no dia D da campanha, no ultimo sábado, 27 de julho, foram realizadas outras atividades, como café da manhã, e sorteio de brindes arrecadados pelas equipes de cada uma das unidades.
Segundo o secretário de saúde Junior, a união dos profissionais da saúde foi o diferencial da campanha, que contribui na implementação de uma cultura de prevenção imprescindível, pois antigamente a saúde cuidava apenas quando a situação já estava agravada, e hoje busca trabalhar na prevenção.
Confira os dados da Campanha:
Distrito de Itaoca
206 testes
Barreiro
121 testes
Nova Campina
251 testes
Doença silenciosa
A hepatite é a inflamação do fígado. Nem sempre as hepatites apresentam sintomas, porém os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C.
A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Quem se vacina para o tipo B, se protege também para hepatite D. A vacina está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.
As principais medidas de controle das hepatites virais de transmissão sanguínea e sexual constituem-se na adoção de medidas de prevenção como o incentivo ao uso do preservativo nas parcerias sexuais, o não compartilhamento de objetos contaminados como lâminas e seringas, por exemplo.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Campina