Vigilância EpidemiológicaNotíciasPágina Inicial

Prefeitura esclarece boatos sobre casos de dengue no município

Publicado em 13/02/2020 | 15:47

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, por Decreto Estadual, se tratando de prevenção do aparecimento de dengue e outras arboviroses, todos os municípios do Estado de São Paulo estão se mobilizando para intensificar as ações para extinguir os criadouros de mosquitos da dengue.

Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Campina, zelando pela saúde da população e para que não tenhamos o aparecimento de dengue, convocou toda a equipe de agentes comunitárias de saúde do município objetivando uma busca minuciosa de possíveis criadouros.

Esse trabalho já é realizado pelas agentes de saúde durante as visitas, no entanto, a secretaria vem adotando estratégias diversas para garantir a qualidade dos serviços realizados, tais como treinamento de coleta de larvas por toda a equipe de agentes e análise em laboratório próprio do município.

Assim, informamos a população que embora não haja dengue em Nova Campina, algumas larvas foram encontradas e encaminhadas para o nosso laboratório a fim de determinar o tipo de larva.

Após a análise, pudemos confirmar que as larvas são de Aedes, entretanto não podemos afirmar qualquer contaminação, pois isto só seria possível a partir de algum caso confirmado de doença em seres humanos, o que não temos.

Nesse sentido, ressaltamos que os diversos responsáveis pelo combate pelas arboviroses estão atentos e trabalhando para evitar dengue em nosso município. No entanto, é importante que a população por sua vez, se atente as caixas de água, caixa de geladeiras, vasos de plantas, casas fechadas e terrenos baldios com entulho, pois se cada um de nós olharmos para nosso ambiente, com certeza não teremos dengue.

A Prefeitura Municipal de Nova Campina repudia toda veiculação de notícias falsas, uma prática irresponsável e inconsequente que tenta provocar controvérsias entre a população e a administração pública e se coloca à disposição de todos para futuros esclarecimentos, se comprometendo sempre com a veracidade dos fatos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Campina